O Portal do Geólogo
19/05/2024 02:37:00

2009 o ano da recuperação: que venha o 2010!



Publicado em: 01/01/2010 15:24:00

PorPedro Jacobi

Após uma assustadora queda de mais de 40% em 2008, a bolsa brasileira teve uma recuperação espetacular no ano seguinte. O índice Bovespa subiu, em 2009, mais de 83% tornando o Brasil um dos países mais lucrativos do mundo.

Foi um ano extraordinário para o nosso País com destaque ao óleo do Pré-sal que, a medida que novas sondagens são executadas, vem se consolidando em uma das grandes riquezas minerais do Brazil com poder de tornar o país em uma das maiores potências energéticas do mundo.

O petróleo,  após atingir US$30/barril em dezembro de 2008, fechou o ano com preços próximos aos 80 dólares o barril. Somente em 2009 o petróleo subiu 80%.

Caso a economia americana, ainda convalescente, mostre sinais inequívocos de recuperação, o petróleo deverá subir mais ainda em 2010 alavancando drasticamente a economia brasileira que estará, cada vez mais, atrelada aos preços desta commodity.

As bolsas asiáticas subiram 70% refletindo a percepção dos investidores sobre o momento mundial e sobre a locomotiva chinesa que voltou a crescer na casa de 2 dígitos prenunciando um 2010 ainda melhor.

Alavancadas pela forte recuperação das commodities em 2009, as mineradoras voltaram aos seus dias de glória.

Destaque para a Vale que finalmente começou a investir na adição de valor dos seus produtos através da produção de aço e ferro gusa. A gigante brasileira fez grandes investimentos nas áreas de siderurgia em 2009 e deverá bater todos os recordes de produção de minério de ferro em 2010 quando atingirá as 300 milhões de toneladas ano. Com esta produção recorde a Vale irá se benefiar com os novos preços do minério de ferro de 2010. Esperam os chineses que os preços do minério de ferro deverão subir em torno de 30% em 2010 e que as importações do minério subam mais de 25%.

Na ponta dos metais o cobre, que teve seus preços majorados em 139% no ano, foi o grande ganhador. Apesar de toda a grita do mercado o ouro teve uma alta moderada, de 23% que, pálida quando comparada com o cobre, foi a maior alta em 30 anos.

O zinco fechou 2009 com forte alta recuperando as quedas de março de 2008. O mesmo aconteceu com o estanho que teve no final de 2009, o melhor preço em 12 meses.

O níquel, ainda não totalmente recuperado fechou acima dos 18.500 dólares: uma alta de 100% em 2009. Em 2010 este metal poderá voltar a brilhar com subidas similares às de 2009.

Tudos esses sinais explícitos de recuperação econômica fizeram de 2009 um bom ano.

Nós do Portal do Geólogo continuamos otimistas, assim como o fomos no final de 2008 no fundo do poço da crise mundial. Temos todos os motivos para estarmos otimistas sobre 2010 e para acreditar piamente que este será um ano excelente para o Brasil em especial para o nosso setor de geologia, mineração e das ciências da terra.

Um bom 2010 a todos!!!


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


editoriais mercados geologia minex    437

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Apesar da recuperação mundial o níquel continua baixo 10/1

Indonésia impõe cotas domésticas para produtoras de carvão e metais 14/1

ArcelorMittal e BHP se unindo para explorar ferro juntas? 19/1

Bunge vendendo ativos brasileiros de fertilizantes para a Vale? 19/1

Nova modalidade de investimentos puxa preços da platina e do paládio 20/1

Rusal faz oferta pública de ações na bolsa de Hong Kong 22/1

Kenmare aumentará produção de titânio em mina em Moçambique 25/1

Comissão Europeia investigará parceria de ferro entre BHP e Rio Tinto 25/1

Austrália: Chevron tem terceira descoberta de gás em quatro meses 27/1

Sonangol e ONGC vão cooperar em exploração e refino de petróleo 27/1

Vale compra ativos de fertilizantes da Bunge no Brasil 30/1

Mineradoras de potassa russas planejando se fundir e criar uma gigante? 4/2

BP quer entrar no mercado brasileiro 8/2

Gazprom posterga investimentos em campo de gás no extremo norte 8/2


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi